quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CONHEÇA MINAS: MUNICÍPIO DE QUARTEL GERAL

O "Conheça Minas" é um espaço no Jeitinho Mineiro destinado a apresentação das cidades mineiras. A cada 3 meses vou compartilhar com vocês uma cidade. É sabido que quando falamos em Minas Gerais a maioria das pessoas pensam logo nas cidades históricas, por serem elas protagonistas de grandes ações tanto no cenário cultural, histórico, político e econômico no período pré e pós colonial. E por existir também outros municípios de igual importância e não conhecido do grande publico. Abre-se aqui o "CONHEÇA MINAS".
  

Espero em cada edição apresentar a vocês, caros (a)s leitores (a)s, um pequeno pedaço da minha "Terra Minas" com suas qualidades, e também suas dificuldades. 


O Estado de Minas Gerais é composto por 853 municípios. O Estado é rico em diversidade cultural, grandes reservas ambientais com cachoeiras cristalinas, na industria, destaca-se enquanto um celeiro de grandes empresas nacionais e multinacionais, mas também apresenta em algumas regiões grandes desigualdades sociais. São muitos municípios com arrecadações muito baixas. A distância territorial também é um dos fatores que dificulta o desenvolvimento de algumas regiões. O município escolhido tem dois destes problemas: Grande extensão territorial e baixa arrecadação, mas nada disso tem impedido seu crescimento. 

Inicio a primeira edição com o Município de Quartel Geral que se encontra a 210 km, a oeste de Belo Horizonte, entre Abaeté e Dores do Indaiá. 


Caros Quartelenses recebam a homenagem dessa mineira roxa, que sou. Espero que consiga mostrar um pouco sobre essa linda cidade e desde já me desculpo por qualquer falha de informação que por ventura venha ocorrer.


História do Município

No século XVIII, em 1749 essa região era foco da extração de diamantes no rio Indaiá e seus afluentes. Em 1782 a Coroa Portuguesa recebeu denúncias de extração clandestina de diamantes na região. Foram enviadas, então, tropas de Vila Rica com o objetivo de inibir a extração clandestina, e também , fiscalizar as extrações futuras, com a incumbência também de construir vários quartéis por toda a região. Cada quartel ganhou um nome. Nomes estes mantidos até hoje. Um desses quartéis recebeu o nome de Quartel Geral, em virtude de sua localização geográfica estratégica (hoje nome da cidade), tornou-se um caminho oficial da coroa portuguesa realizando a circulação dos diamantes, das pessoas e de mercadorias.

Curiosidade do Município


Quartel Geral abrigou em uma de suas fazendas, Eugênia Joaquina da Silva e seu Filho João Almeida Beltrão, fruto de um relacionamento amoroso com Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Fugindo de retaliações, em virtude das ações políticas de Tirantes e o desfecho que culminou em seu enforcamento, mãe e filho firmaram residência de forma discreta em Quartel Geral. Eugênia com seu instinto materno e protetor preservou assim, a descendência do Inconfidente.  Saiba mais sobre essa história acessando http://quartelgeral.net/?pg=noticia&id=632


Atualidade
Três séculos depois com 3.325 habitantes e 57 anos de emancipação, a cidade passa por enormes transformações estruturais, mas nunca esquecendo suas origens, cidade de povo hospitaleiro e gentil. Quartel Geral hoje desponta aqui em Minas, não só pela sua importância histórica e por ter sido o berço dos diamantes,destaca-se hoje na política. O município dá exemplo de como fazer uma política com transparência e competência. A cidade mostra para os demais municípios, que mesmo com pequena arrecadação é possível administrar e conciliar progresso com qualidade de vida para todos. Destaco aqui a política local, pois seria injusto de minha parte, não faze-lo, quando é para criticar, vocês leitores sabem que o faço sem reservas rsrsrsrsrs. Mas também sei reconhecer quando a boa política está sendo realizada. O sucesso político de Quartel Geral é mérito único e exclusivo de sua gente, que soube confirmar seu desejo muito bem na tecla "VERDE". Essa é minha gente mineira que sabe de onde veio e para onde vai. E acima de tudo, sabem o que é melhor para si e para os outros. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dos melhores do Estado, estando à frente de grandes e importantes cidades daqui. 

 Em 26 de junho de 2007 a equipe de Jô Soares esteve no Município atraídos pelo nome exótico que a cidade tem "Quartel Geral". No vídeo aparece relatos da comunidade local, seus "causos" e as belezas naturais da cidade. Vale a pena assistir, embora a cidade tenha mudado muito de lá pra cá. Mas a essência da comunidade está presente em cada segundo do vídeo e suas belezas naturais também. 


Como todas as nossas cidades mineiras, Quartel Geral preserva as tradições culturais e religiosas. Em variadas datas do ano muitas cidades realizam suas comemorações e em QG não é diferente.


Festa do Rosário
Os Tropeiros passaram a existir no Brasil desde o período colonial, o transporte no interior do continente era feito por muares, e uma diminuta frota de carros de bois, que eram responsáveis para transportarem pessoas e materiais do litoral para os sertões e dos sertões para o litoral.







Tradicional Festa do Divino Espírito Santo no Município de Quartel Geral 
Turismo

Quartel Geral faz parte do circuito turístico caminhos do Indaiá. Para conhecer um pouco da cidade é só entrar no link '''nossa cidade'' e saber dos aspectos que por meio da história fizeram de Quartel Geral uma cidade tão especial e peculiar para os mineiros.  Para quem gosta de esportes radicais, os trilheiros, jipeiros e de cachoeiras, Quartel Geral pode proporcionar muitas aventuras.

Cartão postal da cidade. Localizada logo na entrada do Município.
Estudantes fazem mutirão para coleta de lixo nas margens da lagoa de Quartel Geral, de tempo em tempo. Uma forma de preservar a lagoa e educar as gerações futuras. 














Quartel Geral e seu projeto de infraestrutura. 
Melhorar para a população e visitantes. O plano diretor do município tem como prioridade implementar uma política de crescimento bilateral, desenvolvimento x distribuição de renda. Segundo a atual gestão, não se pode falar de desenvolvimento e progresso olhando só para um lado. A cidade precisa crescer, gerar emprego e renda. Mas devemos ter cuidado para que não cresçamos de cima para baixo. Essa é a preocupação que norteia a gestão democrática de crescimento da cidade. 



Projeto Municipal: Reforma de residências com risco de desabamento para pessoas de baixa renda.











Projeto casas populares: Imagem aérea do Conjunto Habitacional ANA FERREIRA DA COSTA, com as 30 (trinta) unidades residenciais em fase final de acabamento. Inauguração prevista para maio próximo. Infra-estrutura completa: ruas já calçadas, com esgoto, rede de água e rede elétrica, essa última sendo iniciada, com término juntamente com a entrega das casas aos seus futuros moradores.

Projeto de calçamento e asfaltamento: Facilitando o acesso dos moradores locais. Quartel Geral é uma região rural, assim sendo, torna-se necessário melhorar as estradas. Na época de chuva torna-se impossível o trânsito de carroças, bicicletas, motos. Transporte normal na região, aliás, transporte característico de muitas cidades do interior de MG.

Reforma completa da Escola Adair de Oliveira Pinto. Antigo desejo da comunidade. 
Início das obras de Construção do novo Ginásio Poliesportivo do Município no bairro Novo Quartel. A cidade é carente  de espaços esportivos para a juventude, por isso a importância social e educacional dessa obra.
Creche Proinfância com capacidade para 120 crianças em período integral. Inauguração prevista para abril. Segundo a administração essa é a joia de Quartel Geral. Irá abrigar todas as crianças do Município. Resolvendo a deficiência existente na procura e na oferta de educação infantil. 
Equipe de Limpeza Urbana. Uniformizados. O município está implantando a cultura: Trabalhe com segurança! Em muitas regiões mineiras tanto a população quanto os dirigentes ainda acham segurança no trabalho mero detalhe.  
A descoberta da jazida de gás na região vai transformar muito a vida da população. Gerando emprego e renda. Com isso aumentando a arrecadação. O município tem empenhado grandes esforços para a viabilidade desse empreendimento. E que aconteça em harmonia com a natureza.



Prefeito de Quartel Geral - Apenas um mineiro e um desejo! Ele conquistou o direito de ter seu trabalho reconhecido. E o Jeitinho Mineiro tem o prazer  e o compromisso de mostrar as coisas de Minas!  Sejam boas ou sejam ruins.  Democracia é isso!

Nascido em Quartel Geral, formou-se em Direito e posteriormente, por meio de concurso público, se tornou Defensor Público do estado de Minas Gerais. O que lhe conferiu maior percepção para as necessidades da população, principalmente, a mais carente.
Gaspar Carlos Filho, mais conhecido por Badaró, possui vasta experiência na administração pública, trabalhando na Prefeitura de Quartel Geral.


Agora, como prefeito está construindo um município com capacidade para gerar renda, impulsionando jovens para os estudos, inclusive o ensino superior, edificando projetos primordiais para a cidade, modificando estruturas arcaicas e infrutiferas, criando melhores condições de trabalho na zona rural, bem como na cidade.


Infelizmente nem tudo deu para ser postado mas, convido-os a entrarem no site http://quartelgeral.net/para conhecer melhor a cidade em seus aspectos: saúde, educação, valorização profissional, capacitação humana, moradia e saneamento básico entre outros. A cidade tem problemas como qualquer outra. Mas está caminhando com dignidade e sem escândalos! Construindo o seu muro. Um tijolo de cada vez!


Espero que tenham gostado de conhecer esse pedacinho de Minas. Até o próximo Post "Conheça Minas".


Óia,
Ocês vindo prasbandadecá, passe pra tomar um cafeziiin cumpão de queijo quentiin.


Ou mió, pra quem gostá! Uma pinguinha da boa há de incontrá! 


Especialidade da região, CACHAÇA ARTESANAL. Trem bãodimaisdaconta uaí!













DESAFIO MINEIRO. QUE TENTÁ? ÓIA QUE NUMÉFACE NÃO!




IMAGEM DE ROGÉRIO LEAL
Luiziânia Goiás