sexta-feira, 9 de março de 2012

Ser Mineiro - Carlos Drummond de Andrade

Ser Mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe,
é falar pouco e escutar muito,
é passar por bobo e ser inteligente,
é vender queijos e possuir bancos.

Um bom Mineiro não laça boi com imbira,
não dá rasteira no vento,
não pisa no escuro,
não anda no molhado,
não estica conversa com estranho,
só acredita na fumaça quando vê o fogo,
só arrisca quando tem certeza,
não troca um pássaro na mão por dois voando.

Ser Mineiro é dizer "uai", é ser diferente,
é ter marca registrada,
é ter história.
Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza,
humildade e modéstia,
coragem e bravura,
fidalguia e elegância.

Ser Mineiro é ver o nascer do Sol
e o brilhar da Lua,
é ouvir o canto dos pássaros
e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo
e o amanhecer da vida.

Ser Mineiro é ser religioso e conservador,
é cultivar as letras e artes,
é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade,
é viver nas montanhas,
é ter vida interior,
é ser gente.

Carlos Drummond, permita-me completar? Ser mineiro é ser montanha. Ser diamante e também saber ser carvão.
Regina Márcia

13 comentários:

  1. Regina querida! Também não poderia deixar de vir aqui te desejar igualmente um FDS cheio de luz e bênçãos! Lindo este poema de Drummond, eu não conhecia...Ótima escolha! Drummond é TDB! Coloquei post novo! Abraço carinhoso e bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ser mineiro é ser Carlos Drummond de Andrade. Ser mineiro é ter um sorriso espontâneo...sincero como o seu minha linda! Parabéns pelas diversidades de assuntos do seu blogger. Bjus,
    Núbia

    ResponderExcluir
  3. Olá queridona !!! Cheguei :)

    Que lindo este texto, maravilhosa escolha para compartilhar conosco, eu não conhecia !
    Ahhh ser mineiro é bão dimais sô !
    Trabalhei muitos anos viajando pelo Brasil, e mesmo conhecendo vários lugares sempre me senti muito bem mesmo foi entre os mineirinhos...
    Sei que estou puxando a sardinha pro meu lado, mas mineiro são acolhedores, agradáveis e divertidos !
    me orgulho muito de ser mineirinha :)

    Adorei !
    Um super beijoooo e que seu fim de semana seja lindo !

    ResponderExcluir
  4. "Ser mineiro é ser diferente e ter marca registrada" Então é "nóis" "mermo" uai, rsrs.

    Amiga muito lindo o texto e olha eu amo ser mineira e a parte que mais me atrai é a comida que não tem pra ninguém, mas em falar de cultura, raízes personalidade, mineiro é desconfiado, fala pouco mas tem um coração que não cabe dentro do peito e lembrando gosta de pão de queijo.....

    Beijos no seu coração , saudades sua sô

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina!

    Tudo dito.

    Só digo que ser mineiro é a melhor coisa que existe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Todo povo das montanhas se assemelham...
    Mas,Minas são muitas,tão bem definidas por Drumond
    Acolhêdores,cismados,tímidos...adjetivos dados aos mineiros das Minas proibidas,ninguém entrava ou saia sem ser revistados somente com a permissão da coroa portuguesa,guardando-a com a guarda imperial na Estrada real,onde saia a mesa,sobremesa,na exploração das suas riquezas minerais e auríferas sustentando os portugueses espalhados por todo o mundo!
    Maravilhosa Rê,
    abraços fortes

    ResponderExcluir
  7. OI REGINA!
    ENTÃO, SER MINEIRO É MUITO BOM "UAI"
    ABRÇS

    Zilanicelia.blogspot.com
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Regina.

    Bela escolha.
    Eu também sou mineira.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga querida...gostei muito do poema , mas oque me trouxe aqui é que reparei que faz mais de 1 semana que voce não posta no blog...olhei no twitter e também está sumida de lá...Gostaria muito de ter notícias suas...Que Jesus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  10. esse texto vai me ajudar muito no meu
    trabalho!
    te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Ser mineiro é nascer em São Paulo, ser filho de São Paulo e adotar Minas Gerais e suas montanhas como minha terra, como se em minas nascido eu fosse...

    ResponderExcluir
  12. Pois que, eu sou então, 50% mineira! E sou feliz com isso...

    ResponderExcluir
  13. Pois que sou então, 50% meneira...e sou feliz por isso!!!!

    ResponderExcluir