quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Hoje eu quero tudo puro e simples: João Carlos

Hoje eu não quero falar de política, injustiças ou violência. Quero ficar aqui. Ficar junto aos meus. Tem momentos que precisamos respirar. Só por hoje. Quero viver o puro e simples. Só por esse dia. Pois sei que amanhã é outro dia!.


João Carlos,
Pode ser quem a nossa imaginação quiser.
Criança,
Moço,
Idoso.
Pai,
Namorado.
Quem é João Carlos?

Sei de sua rotina, sei também, que com atenção ele acompanha a movimentação.

Às vezes chuva, às vezes sol;
O andar tremulo, mas determinado do casal lindo de idosos ao lado;
A algazarra das crianças felizes, ora educadas, birrentas e algumas catarrentas;
O garboso e envolvente rapaz que causa suspiros por onde vai;
Os adolescentes e seus risos intermitentes;
O vai e vem das mulheres com suas sacolas;
O xape xape das vassouras, xape xape sem parar;
O cheiro delicioso vindo do fogão; Será pão de queijo, ou só imaginação?
O pai zeloso e o beijo carinhoso;
O canto solitário da cigarra que ao longe embala os ouvidos cansados da buzina que dispara.

Puxa vida que barulhão.
Parece que vem vindo mais um caminhão!
Acenos, risos, grito e zunidos. E assim caí à tarde e chega à noite para João. Carlos é claro! 
Pois sem João, Carlos não fica e o Carlos sem João não rima.

Já é noite, e tem serenata no portão. Que lindo, tem violão!
Tem gente namorando atrás do portão.

Mas João Carlos embalado pela cantoria da serenata recolhe-se de forma silenciosa. Ele sabe, a noite é dos enamorados. Suspira fundo na companhia do relento a mercê do vento. A manhã é outro dia!

E assim minha Rua repousa, para o batente do outro dia.

Moro numa rua que tem o nome de um lindo rapaz. Rua João Carlos, em Minas Gerais.

Ela sabe que vai raiar o dia e que ficará em boa companhia.

Crianças educadas ora birrentas e algumas catarrentas;
Idosos tranqüilos e orgulhosos por viverem um pouco mais. Aproveitando o que a vida lhes trás!
Adolescentes felizes e inexperientes, com seus risos intermitentes;
Pais carinhosos e cuidadosos;
As mulheres e suas sacolas;
As vassouras e seu xape-xape na calçada;
Choro e riso.
E os aromas vindo dos fogões de todas as casas, que saudade que trás, do tempo em que minha rua era toda de pedra agarrada em pedra.

Apesar do asfalto... Assim é o cotidiano na minha rua. 

Minha rua é alegre e divertida como o Desenho dos Flinstones.







Texto de Regina Márcia













5 comentários:

  1. Que texto lindo Regina!

    Alma mineira completamente exposta nele.

    E o João? Quem diria, heim? Não era só um homem, era o João carlos, que possui alma, alma de transeuntes, alma bem mineira.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amiiiiiga! Vc tava altamente inspirada! Que texto mais lindo e bem escrito! Parabéns! Sinto muito orgulho de ter uma amiga, mesmo que seja virtual, que já mora no meu coração...Uma amiga que tem um coração lindo e de ouro, pois só alguém assim para conseguir ver as coisas, lugares e pessoas com tanto carinho e amor!Vc tem um coração lindo! Obrigada pelo carinho! Excelente 6ªF! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A nostalgia tomou conta de mim,e vi minha rua ,na sua, em detalhes... Que bom ! Muitas vezes no fim da tarde , me sento e fico á admirar a vizinhança...só quero isso...transformar em música todo o barulho que ouço e tenho certeza; um dia dessa rua...sentirei saudades! Grande abraço minha amiga!

    ResponderExcluir
  4. Ei Regina,

    Um texto que nos faz flutuar na realidade mais doce da vida que é a simplicidade do ser humano e a pureza que nele se encontra...tudo que é puro e simples atrai , principalmente pessoas que são verdadeiramente humana...Belíssimo artigo..

    Beijosss Re..

    ResponderExcluir
  5. Ola pessoa linda estol te seguindo aqui, segui meu blog tambem se não for muito ecomodo e ja quero parabenisar você pelo seu blilhante trabalho neste espaço na internet, continui asim você esta no caminho certo e deis de ja seja bem vinda.
    http://portalpaulistaonline.blogspot.com/

    OBS: Para quem quiser parceria de seguir blogs é só mim seguir no meu blog portal paulista online e deixar o link em um comentário que eu seguirei seu blog com a maior satisfação.

    ResponderExcluir