sábado, 7 de janeiro de 2012

Jeitiiiim brasileiro Mineiro de SER...

Com a fama de “falar pouco e escutar muito” assim somos conhecidos por todos. Mas às vezes falamos muito também!

Falamos por intermédio da música, das poesias, da política entre outras oportunidades de comunicação. Utilizamos esses múltiplos jeitinhos, ou “Jeitiiim” como preferirem, pra manter relações interpessoais com outras culturas e o jeito de ser de outras pessoas.

Momentos em que emudecemos.
Na beira do rio pescando...
Saboreando um delicioso cafeziiim com pão de queijo saídos do fogão de lenha...
Diante de um bom discurso político...
Namorando é claro! Pois mineiro namora em silêncio. Quando vemos está casado!

Somos montanhas, somos Carlos Drummond.

Drumonnd quando morreu disseram: “Morreram Carlos Drumonnd, a morte emendou a gramática. Ele não era só um. Eram tantos. E que ironia! Alguém tão cético provando que há vida após a morte! Mais que qualquer outro gênio soube se reconhecido enquanto vivo e não se deixar morrer mesmo negando os convites para se tornar imortal como membro da academia Brasileira de Letras.” Trecho extraído
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/opoeta.htm

Somos como ele. Com um jeitiim de falar e fazermos as coisas, nos imortalizamos em nossas montanhas. Assim como os Baianos se imortalizam no Pelourinho com Caetano, Gil, Jorge Amado e sua Gabriela, e o Sul em seus Pampas na companhia de Anita e Giuseppe Garibaldi na importante Revolução Farroupilha. Assim somos nós com Drumonnd, Milton, e o Clube da Esquina.

Como podem ver Jeitinho Mineiro é muito mais que um Jeitiim de falar...
Brasil é isso. Cada um de um jeittim ou de outro faz do Brasil uma grande Nação.

Este primeiro Post dedico ao meu amigo Wagner Eustáquio e Elaine Averbuch Neves.
Que muito me encorajaram à essa louca Odisséia.
Texto de Regina Márcia

13 comentários:

  1. Seja bem vinda a esta viagem blogosférica! Espero poder continuar participando de tua odisséia! Parabéns pelo post! Ótimo domingo! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga, seja bem vinda ao mundo dos blog´s. Estou certo que se dará muito bem, pois tem muito a dizer e escrever. Alguém que neste mundão apenas aguarda uma palavra ou um texto sequer com sua visão generosa sobre as coisas. Também estou certo que serás um belo sucesso.

    Do seu amigo e leitor e eterno aprendiz.

    Wagner Eustáquio

    ResponderExcluir
  3. Tô aqui de novo! Ótimo domingo amiga! Vi que andou dando uma repaginadinha no blog! "Tá ficando danado de bão, sô!"rsrsrs! Se quiser me visitar te post novo! Pq tu não participa da Blogagem Coletiva da Vera Moraes? É uma ótima maneira de fazer muitas e novas amizades e divulgar o blog tbm! Tô participando! Entra neste endereço e confere: http://www.veramoraes.com.br/
    Tô participando de outro tbm:
    http://www.voudeblog.com/
    Vai indo até o fim da página, embaixo que tá tudo lá...
    Bjão no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Elaine nem sei como agradecer sua generosidade, pois vc sabe melhor do que ninguém como ñ é nada fácil manter a qualidade de um BLOG. Mas vamos nessa nê. Mais uma vez obrigada. Vc viu que dediquei a primeira postagem a vc também? Nada mais justo.
    Vou participar de suas indicações.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  5. Oii...
    Vim conhecer seu cantinho...estou papeando com a Elaine no twitter, e recebi o convite, convite feito, convite aceito...Gostei e resolvi ficar. Adorei seu post. ficou ótimo, tenho um bem parecido que fiz em homenagem a BH no dia do aniversário da cidade. Bem vinda a blogosfera!!
    http://casadaanajardim.blogspot.com/2011/12/isso-aqui-e-bh.html

    ResponderExcluir
  6. Ana Jardim agradeço sua presença aqui. Fico feliz que tenha gostado. Agora minha amiga o negócio é conhecer, entender e manter a qualidade das notícias. Desde que este blog entrou no ar ainda não consegui relaxar. mas faz parte nê?

    ResponderExcluir
  7. Bem meus caros amigos estou aqui quebrando a cabeça pra realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Tô aqui de novo p/te pedir p/visitar um blog de uma amiga que tbm é especial e é o 2º, e está começando como o teu...Dá uma passadinha lá e se tu gostar, segue? Pedi pra ele te visitar tbm!

    http://acessoriosbytelma.blogspot.com/

    Bjão!Elaine Averbuch Neves
    http://laine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Elaine vou visitar e seguir o BLOG do seu amigo. Estou aqui quebrando a cabeça pra colocar os blogs que sigo na minha p[agina. O Nilton já me explicou mas hoje tá difícil.
    HELP!

    ResponderExcluir
  10. Olá Regina, muito prazer, sou Telma.
    Muito simpático seu espaço mineiro de ser. Sou suspeita pra falar pois também sou mineira, embora eu resida no Rio de Janeiro a muitos anos. Morro de saudades da minha "Além Paraíba"! Também mantenho um pouco do sotaque, principalmente os "ss".
    Seja bem vinda ao mundo dos blogueiros de plantão! Você vai perceber uma mudança na sua vida daqui pra frente...Vai ficar assídua e vai conhecer muuiita gente bacana!
    Adorei ler sobre Drumond! Como boa mineira sou apaixonada por ele...
    Te desejo boa sorte e um grande 2012!
    Beijos,
    Telma
    www.ambienteseideias.blogspot.com
    www.acessoriosbytelma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Telma seja muito bem vinda a esse humilde espaço mineiro.Espero dar conta do recado. Puxa amiga, desde da hora em que coloquei ele pra funcionar não fiz mais nada, até porque, tenho muito o que aprender sobre aplicativos. Até agora não cheguei em um consenso sobre a aparência dele. É assim mesmo? seja como for estou feliz com sua presença. Estou seguindo o seu BLOG.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Regina minha querida,

    Acredito ser a primeira vez que nos falamos, talvez seja o nosso "jeitinho mineiro de ser", rs, desconfiado, quieto, mas sempre age na hora certa não é verdade?, amiga agora vou te contar uma coisa, não existe nada melhor do que acordar pela manha com um belo cafezinho acompanhado de um delicioso pão de queijo caseiro. Seu texto esta excelente, verdadeiro e revelador,ja ouvi dizer que temos um lado caipira, mas sou mineira com muito gosto "uai", rsrs, eita jeitinho bão sô......rs

    Amei teu blog, sejas bem vinda sempre,
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Regina, então você gosta de comer pelas beiradas? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Já passei aí pelo se Estado pois trabalhei em Goiás, e as brincadeiras entre Goianos e Mineiro são igual aqui no Sul entre Gaúchos e Catarinenses. Oude ver bem seu Estado de cima, do avião, e o que vi é de tirar o folego de tão lido que é, as lavouras em varios formatos, as boiadas nas fazendas, uma verdadeira maravilha da natureza!
    Extasiante!
    Um enorme beijão minha linda amiga!!!

    ResponderExcluir